
Segurança Alimentar
Breve histórico
O estudo científico do alimento surgiu como uma disciplina, propriamente dita, desde o final da II Guerra Mundial entre os anos de 1939 e 1945. Há uma preocupação crescente com a melhoria do valor biológico dos alimentos tradicionais e com a elaboração de novas fontes integrais de nutrição, à medida que cresce a pressão da população mundial.
A segurança dos alimentos tem se tornado um assunto extremamente relevante. Diversos incidentes ligados ao consumo de alimentos tem aumentado a conscientização e interesse público sobre o assunto. Problemas com contaminação microbiológica têm recebido maior atenção por parte da imprensa e diversos Recalls de produtos tem ocorrido devido a problemas com a própria contaminação microbiológica (bactérias, fungos, etc.), física (vidro, metal, etc.) ou química (pesticidas).
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) define que a “Segurança Alimentar ocorre quando todas as pessoas têm acesso físico, social e econômico permanente a alimentos seguros, nutritivos e em quantidade suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais e preferências alimentares, tendo assim uma vida ativa e saudável.” https://www.fao.org/3/w3613p/w3613p00.htm
Qual a importância da Segurança Alimentar nos serviços de alimentação?
Conforme a definição dada pela FAO sobre Segurança Alimentar elencamos os itens abaixo sobre a importância do tema nos serviços de alimentação:
1- Entregar ao cliente todo o potencial nutritivo que o prato oferece;
2- Evitar o desperdício;
3- Otimizar a produção através da padronização dos procedimentos;
4- Não negligenciar temperatura adequada dos alimentos e separação entre alimentos crus e cozidos (evitando contaminação cruzada);
5- Seguir a legislação sanitária vigente.
Percebam que sem as normas de Segurança Alimentar, além de colocar em risco a vida das pessoas, o serviço de alimentação pode sofrer consequências financeiras (perda de matéria-prima) e até mesmo jurídicas (condenações judiciais). Definitivamente, não vale a pena ignorar esse tema.
Dessa forma, recomendamos investir em qualificação de fornecedores, treinamento dos colaboradores e implementar o Manual de Boas Práticas e seus POPs. Atualmente com mercado competitivo, um passo errado pode desmoronar todo seu negócio.
Você sabia que 7 de junho é o Dia Mundial da Segurança Alimentar?
É uma forma importante de conscientizar as pessoas sobre como prevenir doenças através da segurança alimentar.



“Não há problema que não possa ser solucionado pela paciência.”
Chico Xavier